Protegendo sua casa com um sistema oculto de proteção contra raios

Bem, amigos de Houston, parece que nossa grande cidade agora é conhecida como a “Capital dos Raios do Texas”, de acordo com uma equipe de cientistas atmosféricos da Texas A&M University. Seu estudo de 12 anos sobre relâmpagos (publicado no Journal of Geophysical Research – Atmospheres e na revista científica Nature) revelou que Houston tem mais relâmpagos do que qualquer outra área do Texas. Durante o período de 1989 a 2000, a área de Houston registrou 1,6 milhão de relâmpagos nuvem-solo, sendo que 75% deles ocorreram nos meses de verão.

Nos últimos anos, alguns de nossos proprietários optaram por proteger suas casas personalizadas contra danos causados por raios instalando um “sistema oculto de proteção contra raios”. Esse tipo de sistema permite a proteção completa contra danos causados por raios e, ao mesmo tempo, preserva a beleza externa da residência. Após a conclusão de uma casa, a única evidência desse recurso de proteção aparece nos terminais aéreos, ou “para-raios”, que se estendem da linha do telhado. Como nas fotos a seguir, alguns proprietários escolhem até mesmo para-raios que são ponteiras decorativas para aprimorar o design e a arquitetura da residência.

Normalmente, nossos clientes consideram um sistema de proteção contra raios para suas residências:

  • estiver localizada em uma área isolada e aberta
  • está situado em uma colina ou próximo a um grande corpo de água
  • estiver localizado em uma área ou bairro que tenha um grande número de tempestades ou ocorrências anteriores de danos causados por raios
  • tem árvores altas pendendo sobre o telhado
  • tem uma chaminé de metal, tijolo ou pedra
  • tem um telhado de metal com costura permanente

Diferentemente de outros sistemas de proteção contra raios, um sistema oculto deve ser instalado enquanto a casa estiver em construção. Os cabos de cobre usados no sistema são conectados a “para-raios” que se estendem por mais de 10 polegadas além do telhado, percorrem a parte interna do espaço do sótão, descem pelas paredes de vigas nuas e saem do lado de fora da residência, logo acima da linha da fundação. Esses cabos são conectados a rodadas de aterramento, que são colocadas ao redor do perímetro da residência e são projetadas para direcionar com sucesso qualquer carga elétrica de uma possível queda de raio para longe da residência.

Abaixo estão as fotos de uma de nossas casas recentes em andamento após a instalação de um sistema oculto de proteção contra raios. Como os senhores podem notar, os terminais de ar ou “para-raios” que se estendem da linha do telhado são os únicos componentes visíveis desse tipo de sistema de proteção.