Lareiras a gás versus lareiras a lenha

lareira a gás

De acordo com as pesquisas anuais de construtores e compradores da National Association of Home Builders, a conveniência de lareiras em residências unifamiliares está em declínio desde 2015. Embora essa pareça ser a tendência nacional, esse não parece ser o caso dos proprietários de casas personalizadas de alto padrão em Houston. Na verdade, nunca construímos uma casa SEM lareira porque 100% dos nossos proprietários desejaram uma em suas casas. Os motivos são muitos, como ambiente, valor de revenda e até mesmo pendurar meias de Natal, entre outros.

Para nossos proprietários, a decisão não é escolher uma lareira, mas sim escolher uma lareira a lenha ou a gás, ou uma combinação de lareira a gás e a lenha. Com isso em mente, hoje vamos nos aprofundar nos prós e contras dessas duas opções, com base nas categorias de: Conveniência, Limpeza e manutenção, Aparência, Custo e Eficiência.

lareira a lenha

CONVENIÊNCIA

As lareiras a gás superam as lareiras a lenha quando se trata de facilidade de operação.

Para iniciar uma lareira a lenha, há muito a ser preparado:

  • Uma camada de cinzas de 1 a 2 polegadas deve ser colocada ou mantida no fundo da lareira
  • Qualquer bloqueio precisa ser removido da chaminé para evitar fumaça na residência
  • O damper deve ser aberto
  • A chaminé deve ser escorvada
  • A lenha deve ser coletada e estrategicamente colocada na lareira
  • Deve-se armazenar bastante lenha por perto para manter o fogo aceso

Mesmo depois que o fogo se extinguir, o senhor deve continuar monitorando a lareira a lenha por algum tempo, pois o fogo pode começar a partir de uma brasa escondida.

Para acender uma lareira a gás, basta verificar se há detritos, abrir o registro e, em seguida, ligar a chave de ignição ou abrir ligeiramente a válvula de gás e acender uma pequena chama. Para desligar, basta fechar a válvula de gás e o registro.

Lareira decorativa

LIMPEZA & amp; MANUTENÇÃO

As lareiras a gás também vencem nessa categoria, pois as lareiras a lenha exigem bastante manutenção. Após cada uso, é preciso limpar a fuligem e remover as cinzas e as toras não queimadas. Além disso, é preciso monitorar regularmente o acúmulo de creosoto na chaminé ou correr o risco de um possível incêndio na chaminé. No final do inverno, o senhor também precisa ter a chaminé limpa e inspecionada por uma empresa terceirizada de manutenção profissional. Eles verificarão a chaminé por dentro e por fora em busca de rachaduras que possam permitir a entrada de fumaça na residência ou superaquecer os componentes da chaminé, o que criaria um risco de incêndio.

Com lareiras a gás, a única manutenção necessária é a inspeção anual do tubo de ventilação para garantir que não haja acúmulo de detritos e que nenhuma válvula ou conexão esteja vazando. É possível que a termopilha e o termopar precisem de limpeza, mas isso é muito raro.

Para saber mais sobre como cuidar de sua casa ano a ano, faça o download gratuito de nossa Lista de verificação de manutenção residencial aqui.

lareira externa

APARÊNCIA

Quando se trata de aparência, uma lareira a lenha ganha porque proporciona uma experiência sensorial completa! Ela não apenas tem uma aparência caseira e acrescenta personalidade a um espaço, mas também proporciona o som e o cheiro de um fogo “real”.

No entanto, é preciso mencionar que as lareiras a gás evoluíram muito nos últimos anos, com ajuste de altura variável e toras de cerâmica que imitam a lenha real.

lareira ornamentada

CUSTO

Para a construção inicial da lareira, uma lareira a lenha é mais cara do que uma lareira a gás depois de levar em conta toda a mão de obra e os materiais (incluindo a linha de gás e a conexão).

Outra consideração é o custo de uso da lareira. Um cordão de madeira pode custar várias centenas de dólares, dependendo da sua localização e do tipo e condição da madeira. Por outro lado, uma lareira a gás aumenta sua conta mensal de gás, embora o gás natural seja relativamente barato.

No que diz respeito à revenda, qualquer lareira em funcionamento na residência agrega valor, independentemente do tipo.

O senhor está tentando encontrar um construtor personalizado e não sabe por onde começar? Confira nossa postagem no blog sobre Como escolher o construtor personalizado certo para o senhor.

lareira elegante

EFICIÊNCIA

As lareiras a gás são as de melhor desempenho quando se trata de eficiência de aquecimento. As lareiras a lenha tradicionais são ineficientes para aquecer um espaço, com uma classificação de eficiência térmica de apenas 10% a 15%, em comparação com uma classificação de 50% a 90% para lareiras a gás (50% para uma lareira com ventilação de um tubo, 70% para uma lareira com ventilação de dois tubos e 90% para uma lareira com ventilação direta). Tanto as lareiras a lenha quanto as a gás perdem calor pela chaminé, embora a queima de lenha tenda a perder mais. O ar quente ascendente cria uma corrente de ar que puxa o ar quente do cômodo e de outras partes da casa para a chaminé.

Em uma observação relacionada, as lareiras a gás também são mais ecológicas porque emitem 99% menos partículas do que as lareiras a lenha, de acordo com a EPA.

lareira elegante

Por cada uma das razões compartilhadas acima, todos os nossos proprietários optam por uma lareira a gás OU uma combinação de lareira a gás e a lenha para suas residências. É difícil superar a conveniência e a eficiência de uma lareira a gás!

Lista de verificação de casas de alto desempenho